Como aumentar o engajamento do seu Instagram com sorteio

Você sabe como engajar seu instagram através de sorteio e quais fatores levar em consideração para alcançar o resultado esperado? Vem com a gente aprender!
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Que o instagram se tornou a rede social mais popular do mundo não é novidade para ninguém. O Brasil é o segundo maior país do ranking mundial de usuários do aplicativo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, onde 110 milhões de pessoas estão conectadas, enquanto no Brasil somos 66 milhões.

Em meio a tantos usuários, encontramos contas pessoais, blogs de Digitais Influencers e também perfis de lojas, sendo elas lojas físicas que utilizam a rede apenas como forma de divulgação; e, de uns tempos para cá, e-commerces, lojas on-line que usam as redes sociais para divulgação e vendas, cada uma possuindo sua própria personalidade em questão de entrega do produto, estoque, entre outros.

No intuito de promover seu perfil e alcançar engajamento, esses usuários têm apostado na realização de sorteios no instagram, ofertando produtos ou serviços prestados pelo seu estabelecimento, ou relacionado ao seu blog, mas, muitas vezes, acabam não atingindo o objetivo esperado por não saber estruturar o sorteio de forma correta.

Nesse post, vamos te mostrar as melhores dicas para ficar mais perto de atingir seu objetivo, seja ele qual for: ter maior alcance, adquirir mais seguidores ou o que você preferir. Vamos lá?


7 dicas para você engajar seu perfil e atingir seu objetivo através de sorteio no Instagram

1. Entender seu objetivo

Métricas

Primeiro, é necessário entender seu objetivo, pois ele irá definir a forma como estruturar as regras do seu sorteio.

Você precisa saber qual forma de engajamento quer atingir, levando em consideração que não é fácil atingir tudo aquilo disponível dentro da rede: Maior engajamento nas publicações (curtidas e comentários), alavancar o perfil através de novos seguidores, aumentar o número de visualizações no perfil, entre outros.

É necessário estar ciente de que a tentativa de atingir todo tipo de engajamento pode virar uma furada para seu sorteio!


2. Definir sua Persona

É muito importante saber qual público você já atinge e qual pretende continuar atingindo com o sorteio. Assim, você saberá também qual produto/serviço será mais interessante sortear.

Por exemplo, um(a)  Digital Influencer na área de maquiagem, tendo a maioria dos seguidores mulheres e quer continuar atingindo esse público. Não fará sentido um sorteio de corte de cabelo masculino ou um kit de produtos para barba. Por melhor que seja o prêmio, ele não trará pessoas esperadas para o perfil.

Em casos de loja, um sorteio também pode acabar segregando o público. Um exemplo é uma loja de produtos Femininos e Masculinos sortear algo que agrade apenas um de seus públicos. Isso pode ser solucionado com, em vez do sorteio de um produto específico, um vale-compras, deixando o prêmio à escolha.

É importante que o produto/serviço seja relevante e represente seu negócio/segmento, para que além do engajamento, as pessoas conheçam o que você tem a oferecer.


3. Estruturação das Regras

Agora que você já sabe qual público quer atingir com o sorteio e qual será o prêmio, basta estruturar as regras que serão solicitadas que os participantes cumpram. Mas não é tão fácil assim! Existem vários pontos de atenção para que não acabe se tornando inviável.

  • Defina quais serão as regras
Checklist do sorteio no instagram

Definir as regras será importante para atingir o objetivo e persona que você traçou. Os mais comuns de se ver na rede é solicitar que siga o perfil, marcar certa quantidade de amigos no post oficial e compartilhá-lo nos stories. Cada uma das regras trará um engajamento diferente para o sorteio, então escolha aquelas que atendem o que você precisa.

  • Cuidado com as brechas

É importante que, ao definir as regras, você preste muita atenção nas brechas, pois elas poderão te prejudicar. Um exemplo disso é não especificar que, ao marcar os amigos, não poderá repetir comentários. Dessa forma, você poderá não alcançar muitas pessoas. 

Outra brecha que muitas vezes também é esquecida é a marcação de pessoas famosas, contas desativadas ou, até mesmo, outras lojas.

  • Cuidado também com a burocracia

Um sorteio com muitas regras pode ser cansativo para quem vai participar. Muitas vezes, o trabalho todo acaba não valendo o prêmio. Então, um número alto de requisições para os participantes pode o tornar inviável e, pela dificuldade, eles deixarão de participar.


4. Elabore um texto para o sorteio

Já com seu objetivo e regras definidos, é importante também elaborar um bom texto para o post. Ele deixará sua publicação mais atrativa, além de possibilitar maior alcance através o uso de Hashtags

Deixe ele a cara do seu perfil: Se você sempre fala de forma descontraída, não tem o porquê utilizar uma linguagem formal no seu sorteio. Utilize também emojis na composição, principalmente nas regras e na descrição do prêmio, eles facilitarão sua comunicação.


5. Identidade visual

Para que fique mais chamativo e interessante, além de todas as regras, o post oficial do sorteio deverá ser composto por uma imagem auto explicativa. 

Use cores que remetam a sua marca/identidade, não esqueça de deixar seu logotipo e/ou nome explícito também na imagem, assim, além da chamada para seu sorteio, também chamará para conhecer seu perfil completo. 

E, por último, mas não menos importante, especificar o prêmio, sendo com uma boa foto, ou descrição. Isso ajudará principalmente se na composição das regras, conter o compartilhamento nos stories, assim, quem clicar para abrir o post, já saberá antes do que se trata.


6. Parcerias

Não tenha medo de apostar em uma parceria para um sorteio. É possível que algum outro perfil que você conheça atinja a mesma persona que você sem ser concorrente, cada um em um segmento de produtos, e acredite, sorteá-los juntos poderá ficar ainda mais interessante. Aumentando o prêmio, pode aumentar também a aderência.


7. Faça o sorteio em uma live!

Sorteio ao vivo no Instagram

Defina um dia e horário, assim, você poderá realizar o sorteio ao vivo. São várias as vantagens:

Quem participar, além de acreditar na veracidade da existência de sua loja ou blog e que, de fato, se participar e ganhar o prêmio será real, também acreditará que o sorteio ocorreu de forma honesta, sem favorecer alguém de alguma forma.

O sorteio poderá ser feito por plataformas específicas online e gratuitas que, além de contabilizar os comentários e curtidas nas fotos, também possuem ferramentas para regular, por exemplo, algumas regras de restrições, sendo uma delas a exclusão de comentários repetidos no próprio sorteador.

Outra vantagem é que você poderá engajar os participantes durante todo o período em que estiver correndo o sorteio. Para isso, utilize as ferramentas de stories. Nela, você poderá interagir fazendo perguntas, enquetes, sempre remetendo ao sorteio que será ao vivo.

Sobre o autor

Gabriella Rigo

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