Como Aumentar os Seguidores no Instagram e Torná-lo uma Máquina de Vendas

Você sabe como turbinar sua rede social e conquistar mais seguidores no Instagram? Saiba como torná-lo uma máquina de vendas por meio desse guia completo que preparamos especialmente para você!
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O Instagram conta hoje com 1 bilhão de usuários conectados no mundo todo. O mercado brasileiro conta com 66 milhões de usuários, quase a metade dos 110 milhões de pessoas que usam o aplicativo nos EUA. Por pouco, o Brasil está à frente da Índia, que tem 64 milhões de usuários!

E você, acredita estar utilizando da melhor forma essa plataforma que veio para dominar o mundo das redes sociais? Está satisfeito com a quantidade de seguidores no Instagram? Sabe explorar todas suas funcionalidades: IGTV; Stories; anúncios, entre muitas outras?

Inserir localização na publicação, utilizar hashtags, explorar diferentes formatos de publicações são algumas das dicas para ter uma rede social de destaque, com muito seguidores no Instagram, mas tem muito mais!

Nesse artigo, vamos passar as melhores dicas para turbinar sua rede social, alavancar seus seguidores no Instagram e aproveitar ao máximo o potencial dessa ferramenta.

Não importa o seu serviço ou produto, quem não está presente no Instagram vai perder mercado e isso não vai acontecer com você se seguir esse guia completo para se tornar um expert nessa rede social! Vamos lá?


9 dicas para você turbinar e alavancar seus seguidores no Instagram

1. Ative o perfil comercial do seu Instagram

Como conquistar mais seguidores no instagram

A primeira dica é ativar o seu perfil comercial nesta rede social. E você pode estar se perguntando: quais as vantagens dessa funcionalidade e como aplico isso? Segue abaixo:

  • Você terá acesso a informações exclusivas do seu perfil e de seus seguidores no Instagram, como o número de visualizações e visitas. Isso é importante para identificar o engajamento do seu público com suas publicações. Lembre-se: feedbacks são importantes para seu negócio;
  • Você possibilita que seus usuários entrem em contato com seu negócio por diferentes meios: link na bio encaminhando para sua página de vendas, e-mail e telefone;
  • Postar automaticamente na sua página do Facebook direto do Instagram, mais integração e praticidade para suas publicações orgânicas;
  • Somente com o perfil comercial você consegue usar a famosa Call To Action “arraste pra cima e confira nossa super promoção”. O link no stories é uma funcionalidade importante para criar uma ponte entre sua rede social e seu negócio.


O passo a passo para aproveitar essa primeira dica para seu Instagram é simples. Você deve deixar seu perfil aberto ao público, acessar suas configurações, conectar a sua página no Facebook, escolher a categoria que se encaixa seu negócio e pronto!


2. Crie uma biografia criativa, explicativa e alinhada com seu negócio

Biografia no instagram

Antes de sair publicando, alguns detalhes são importantes: uma biografia organizada é sim fundamental para seu público entender facilmente do que se trata seu negócio, seja um produtor de curso online ou uma empresa de marketing digital. Deixe sua marca na biografia para seus seguidores no Instagram.

E você já ouviu falar que a primeira impressão é a que conta? Essa é a dica para o seu Instagram ter um ótimo cartão de visita para o seu perfil. 

Na “Bio do seu perfil” você deve caprichar na descrição. Se você é produtor de cursos online, explique sua motivação e o que você entrega com seu trabalho. Além disso, o link da bio pode encaminhar para sua página de vendas, sendo mais uma ponte para suas vendas online. 

Depois de preparar seu cartão de visita para seu público, você já pode dar o próximo passo e começar a engajar seu público. As próximas dicas para seu Instagram irão abordar tráfego para seu negócio!


3. O que publicar para engajar seu público e como se organizar 

Antes de tudo, você realmente conhece os seus seguidores no Instagram ou em qualquer outra rede social? Produzir conteúdo vai além de bater os dedinhos no teclado! Conhecer seu público é a chave para seu sucesso e você pode começar a pensar em responder algumas perguntas que selecionamos em relação aos seus seguidores: 


a) Quais são suas dores?
b) Quais são seus medos? 
c) Quais são suas frustrações? 
d) Quais suas preocupações? 
e) Quais os obstáculos que pode estar enfrentando? 
f) Quais são seus desejos e necessidades? 


Se você tem um curso online sobre como aumentar a produtividade no trabalho, pode até  pensar em responder algo como: 


a) Quais são suas dores? Falta de foco, seus projetos demoram para sair e você sempre acaba passando do prazo. 

b) Quais são seus medos? É possível que esteja preocupado com sua permanência no emprego ou que não vai conseguir seguir com seus projetos pessoais, pois não consegue render o quanto gostaria. 

c) Quais são suas frustrações? Talvez já tenha perdido uma oportunidade de efetivação, está estagnado na carreira e perdendo outras chances por não saber aproveitar o máximo do seu potencial. Ele sabe que tem potencial e isso é o que mais o deixa frustrado! 

d) Quais suas preocupações? É possível que tenha família, contas a pagar, sonhos pessoais e profissionais, então tudo isso preocupa seu seguidor.

e) Quais os obstáculos que pode estar enfrentando? Prazo de entrega de tarefas, qualidade no serviço, distrações, entre muitos outros. 

f) Quais são seus desejos e necessidades? Uma promoção no trabalho, ganhar mais dinheiro, ter mais tempo para família e viajar. 


Esse foi apenas um exemplo, mas é possível explorar muito mais cada uma dessas perguntas e ter uma mapa completo do seu público relacionado ao seu negócio. 

Baseado nas respostas acima, temos muito conteúdo para compartilhar! Coloque tudo isso no papel e crie um cronograma de postagens para o mês – se conseguir planejar em um período maior, melhor ainda. A dica para um Instagram engajado é: estudo do público aliado ao planejado! 


4. Confie no poder das Hashtags e use com moderação

Hashtags podem ajudar a conquistar mais seguidores no Instagram

Não duvide do poder dessa dica para seu Instagram! Usar hashtags é uma ótima maneira de conectar pessoas e assuntos de forma prática com suas publicações, você irá ganhar mais audiência e possíveis novos seguidores no Instagram. 

Claro que não podemos deixar de chamar atenção para o bom senso no uso das hashtags: use as que possuem relação com a publicação e seu negócio. 

Confira o artigo que fizemos sobre a importância das hashtags nas redes sociais para mais dicas! Tem muita coisa que você pode ainda não saber sobre essa poderosa tática e você pode encontrar neste guia completo!


5. Aproveite e teste todas possibilidade dos Stories do Instagram

Stories no Instagram

Afinal, como esse recurso pode te ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca e aumentar suas vendas? Entre os principais benefícios para o seu negócio, podemos citar: 

  • Maior proximidade com o público. Hoje em dia, provavelmente, a primeira coisa que seus seguidores no Instagram fazem quando acessam a rede social é abrir os Stories. Entre os Stories de amigos, aparecerá o seu, por isso capriche no conteúdo que irá compartilhar e faça valer o tempo do público;
  • Maior alcance e interação para suas publicações;
  • Possibilidade gigante de inovação. Têm muita empresas, produtores de cursos e influenciadores digitais inovando na ferramenta! As possibilidades são inúmeras, então use a criatividade. 


Existem muitas dicas para Instagram com relação aos Stories, mas três práticas vem se tornando cada vez mais comum e vamos abordá-las agora! 


a) Realização de enquetes com seu público. 

Essa abordagem vem funcionando muito e você consegue coletar informações para melhorar seu produto ou até mesmo elaborar um algo novo, por exemplo, um curso online baseado nas dores levantadas pelos seus seguidores. 

Se você tem um curso de inglês, pode pensar em elaborar pelo menos uma vez por semana uma sequência de perguntas testes sobre assuntos em diferentes níveis e, no fim, fazer uma chamada para o curso encaminhando para sua landing page. Essa é uma prática muito utilizada por produtores de cursos online e que realmente gera uma excelente interação com o público alvo!


b) Faça transmissões ao vivo 

As famosas “lives” vêm se tornando cada vez mais comuns e essa é uma valiosa dica para ter um Instagram de destaque! A sua relação com seu público deve ser a mais próxima possível dentro das redes sociais, sendo assim, tem jeito melhor de fazer isso do que ao vivo? 

Você poderá tirar dúvidas e sugerir ações na mesma hora. Você, entregando algo de valor em suas transmissões ao vivo, estará ativando um dos gatilhos mentais – a reciprocidade. 


c) Insira links direcionadas 

Os Stories são mais uma ponte para sua landing page e essa pode até parecer uma dica para Instagram um pouco óbvia, porém, ela tão importante e notamos que é tão pouco explorada, que devemos frisar aqui: utilize links aliados a call to action eficazes para aumentar o tráfego no seu site.


6. Explore a TV do telefone mobile

Você pode conquistar mais seguidores no instagram através do IGTV

A TV do Instagram, como é chamado o IGTV, é mais uma das novas funcionalidades dessa rede social que veio para dominar o mundo das redes sociais! O IGTV é o lugar onde você pode fazer vídeos mais longos – no máximo 10 minutos – e compartilhar conteúdos, assim como no Youtube. 

É importante estarmos sempre atualizados às novas tendências para adequar nossa estratégias de marketing digital, não é mesmo? Os vídeos interativos presentes no IGTV podem ser mais um diferencial para o seus seguidores no Instagram, afinal ainda vem sendo pouco explorado.

Você não vai esperar todos seus concorrentes começarem a utilizar a ferramenta para pensar em como utilizá-la, vai?


7. Transforme posts orgânicos em anúncios pelo gerenciador

Se você publica no Instagram, é provável que tenha visto a opção de promover a sua postagem. Essa é uma alternativa simples para impulsionar seus conteúdos para seu público, porém não é a única e talvez não seja a que te trará maior retorno. 

O gerenciador de anúncios te permite utilizar uma infinidade de estratégias de marketing digital para atingir seu objetivo: conseguir novos seguidores, realizar vendas ou conseguir novos leads. Separamos uma lista de possibilidades para te convencer adotar essa ferramenta de anúncios nas suas estratégias: 

  • Segmentação assertiva: você consegue um direcionamento muito mais assertivo detalhando gênero, região, interesses, interações, entre outras possibilidades. 
  • Criação de públicos específicos: Se você possui um curso online e possui uma lista de contatos, é possível criar um público lookalike, ou seja, um público semelhante com a sua lista. Essa é uma prática que aumenta muito a taxa de conversão dos seus anúncios, afinal é um público com maiores informações para o Facebook trabalhar. 
  • Lista de remarketing: essa é a chave para aumentar suas conversões significativamente. Há duas ótimas formas de remarketing muito utilizadas: visitantes da sua página em um determinado período e pessoas que visualizaram um vídeo seu até uma certa porcentagem. 
  • Análise de métricas: não seria interessante analisar quais postagens possuem melhor taxa de clique e, assim, direcionar maior orçamento para elas? Essa é uma das mais importantes dicas para o Instagram o seu tornar uma máquina de vendas: análise sempre seus resultados e direcione o orçamento para as postagens de melhor performance. 


8. Programe suas postagens

Programe suas postagens em um calendário

Praticidade está diretamente atrelada à produtividade. Se você pretende fazer postagens com frequência e constância para seus seguidores – essa é uma das principais dicas para um Instagram profissional – uma ferramenta para agendar postagens pode ser útil e te trazer maior comodidade na hora de montar um planejamento mensal.

Há muitos programas a preço acessível no mercado que você pode contratar e se organizar.


9. Por fim, não compre seguidores no Instagram!

A última dica para Instagram é mais um aviso: não compre seguidores para sua rede social! Seguidores comprados são apenas números sem embasamento, não refletem nenhum resultado do seu trabalho e não vão interagir com suas publicações.

Confie no seu trabalho e potencial, seus seguidores aumentaram de forma proporcional a sua entrega. Você poderá ver o número de seguidores crescendo como mais uma métrica para analisar o desempenho do seu perfil ao longo do tempo.

Coloque em prática todas as dicas para seu Instagram e o transforme em uma máquina de vendas agora mesmo!

Sobre o autor

Ahmed de Assis

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