Como utilizar chatbots com o ManyChat e aumentar o engajamento do seu público

Você já ouviu falar sobre Manychat e bots? Sabe como usá-los corretamente e quais são suas principais vantagens? Nesse post, contamos tudo sobre isso. Vem conferir!
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O Facebook é uma ferramenta fundamental em uma estratégia para negócios digitais. A tendência é que cada vez mais marcas passem a investir em chatbots como ManyChat, que permite a criação de um bot no Facebook Messenger para melhorar a relação com o cliente  e dar suporte aos setores mais importantes de um negócio atualmente: o time de marketing e de atendimento ao cliente.

O Manychat desafia até mesmo a liderança do e-mail marketing com CTR’s de 4 a 10 vezes maiores e com taxas médias de abertura de 80%. Com mais de 1 bilhão de usuários o Messenger é o aplicativo mais utilizado no Canadá e nos EUA, então, se a maioria do seu público está lá todos os dias, sua empresa também deve estar.

Quer saber quais são as vantagens que o bot do Facebook pode trazer para o seu negócio? Acompanhe este artigo até o final!


O que é um bot?

A palavra “bot” pode remeter a algo negativo para quem a ouve ou lê, afinal existem sim bots malignos, o que deu a eles uma má fama, mas não podemos generalizar.

Os bots nocivos representam mais de 35% do tráfego total de bots, segundo o Sitelock. Eles são criados por Hackers para vasculhar sites com a finalidade de roubar conteúdo, utilizar bandas e procurar plugins e softwares desatualizados para captar bases de dados.

Não é possível marcar mensagens como spam como nas listas de e-mails, por isso os bots do Facebook Messenger são uma opção para aproximar sua marca e seu público. É possível treinar e otimizar o bot com a cara da sua empresa, utilizando uma linguagem natural e pessoal. Com o tempo, ele vai aprendendo com as interações e melhorando ainda mais suas funções.


Como funcionam os bots do Facebook Messenger?

A estratégia de bots no Facebook Messenger é bem parecida com as estratégias de e-mail marketing, a diferença é que, em vez de e-mails, utiliza-se mensagens no Facebook.

A interação com o usuário é instantânea: a conversação se inicia com mensagens programadas e, conforme o lead vai respondendo, o bot envia novas perguntas, evitando, muitas vezes, ligações demoradas e confusas para o time de atendimento ao cliente.

O bot permite:

  • Fazer entrega de conteúdo (isca digital, etc)
  • Ter conversas automatizadas com o cliente usando a inteligência artificial do Facebook Messenger
  • Criar listas e efetuar a venda de produtos e serviços online
  • Fazer sequências de mensagens de texto
  • Criar um funil de vendas 

Enviar mensagens via apps de chat já é uma realidade para muitas pessoas e setor de marketing de empresas. O WhatsApp, por exemplo, é uma das principais formas das empresas se comunicarem com o cliente.

Manychat


O que é o ManyChat?

O Manychat, popular entre os bots do Messenger, é uma ferramenta com inúmeros recursos, de fácil implementação e com aprendizado bastante intuitivo. Ele pode ser usado para engajar o usuário com ofertas personalizadas, receber feedbacks, tirar dúvidas do cliente em qualquer horário e muito mais.

O External Request e Integromat são ferramentas do ManyChat que permitem a conexão com qualquer App ou serviços de terceiros. Mesmo sem saber programar usando o Integromat, você consegue enviar dados para um CRM, planilha no Google Drive ou qualquer outro serviço na nuvem. E o melhor de tudo, o plano gratuito do Integromat já contempla tudo isso para um começo.

Para fazer um bom uso do ManyChat e de qualquer outro chatbot é necessário enviar conteúdos intrigantes para conseguir envolver o usuário, algo bem mais curto e direto do que as copys utilizadas nos e-mail.

Essa ferramenta funciona bem para empilhar leads e dar avisos que precisam ser vistos mais rapidamente, pois o aplicativo “pula” na tela do seu celular, sendo assim é mais fácil o usuário abrir uma mensagem no Messenger do que um e-mail, mas para a venda o e-mail ainda é o mais ideal.


Por que devo usar o ManyChat?

  • Algumas pessoas não se sentem bem em fornecer seus dados em troca de alguma isca digital (e-book, aula gratuita, etc). Muitas vezes fornecem um endereço de e-mail que nem existe ou simplesmente ignoram seus e-mails de marketing. O bot do Facebook Messenger acaba com esse problema.
  • Além disso, se cadastrar em uma página de captura é mais trabalhoso e exige mais passos do que simplesmente abrir o chat do Face.
  • É possível ter informações interessantes dos leads como: nome, gênero, local onde trabalha, idade, etc. Isso pode ajudar na hora de criar públicos segmentados.
  • Uma venda pode ser fechada mais rapidamente pelo chat devido a rápida interação que o usuário tem com as mensagens do chat.
  • Construir uma lista de e-mails é bem mais trabalhoso do que construir uma base de leads no ManyChat, uma vez que para se tornar lead basta apenas um clique e não é necessário preencher formulários.
  • Assim como nas automações de e-mail, as automações do bot do Messenger podem ter sequência de curta, média ou longa duração.
  • Diferente de uma sequência de e-mails em que os e-mails precisam ter um espaço de tempo entre os disparos, as mensagens do bot podem ser entregues em um espaço mais curto de tempo, e a melhor parte é que a resposta é instantânea e dá pra conversar com os clientes em tempo real.
  • Fazer remarketing com os leads do Messenger é mais simples, uma vez que eles já são usuários do Facebook.
  • O Messenger possui responsividade tanto para desktop quanto para dispositivos mobile, não sendo necessário configurar as mensagens de acordo com os modos de visualização dos dispositivos.


Quais as vantagens de utilizar o ManyChat?

Essa ferramenta pode trazer várias vantagens para a estratégia de marketing da sua empresa, seguem abaixo algumas delas:


1. Entrega de conteúdo

É possível enviar mensagens com conteúdos para toda a base ou segmentar para leads específicos utilizando tags e também é possível agendar broadcasts para um determinado horário.

Existem várias maneiras de segmentar a base de leads por palavra chave, fazendo uma pergunta com opções de resposta e segmentar de acordo com o botão que o usuário clica.


2. Alcance de um maior número de pessoas

Como o ManyChat trabalha junto com o Facebook e mais de 100 milhões de pessoas utilizam essa rede social, a chance do público do seu interesse estar lá e de você conseguir impactá-lo é grande.

O marketing digital pelo Messenger tem um engajamento 80% maior que todos os outros canais online, inclusive dos posts pagos do Facebook.


3. Atendimento 24 horas

Com o bot, você não precisa se preocupar com o horário que as pessoas procuram sua empresa no Facebook, site, página de vendas ou qualquer outro lugar em que o bot esteja instalado.

É só a pessoa mandar a pergunta que o bot vai responder em qualquer horário. Basta programar mensagens automáticas para as perguntas mais frequentes e, caso o robô não saiba responder à pergunta do usuário, ele envia uma mensagem dizendo que em breve uma pessoa virá para sanar a dúvida.

Ah, é sempre bom deixar a pessoa ciente de que ela está conversando com um robô, para que ela não se sinta enganada.


4. Sanar dúvidas

Durante o lançamento, normalmente as pessoas possuem muitas dúvidas sobre o produto, e responder todas elas pode dar um trabalho e tanto. Instalando um bot na página de vendas é possível economizar tempo e trabalho, conseguindo dedicar-se às outras áreas do negócio.

Bot


Como criar um robô do Messenger utilizando o Manychat


1. Criando sua conta

O primeiro passo é entra no site www.manychat.com e clicar em GET STARTED FREE. Dessa forma, você vai dar início a criação da sua conta gratuita dentro da plataforma. É necessário vincular à sua conta do Facebook para que o Manychat tenha acesso às páginas que você gerencia.


2. Configuração da página

Depois de configurar sua conta, você terá acesso ao painel principal da plataforma, onde é possível selecionar a página na qual você deseja implementar o bot.


3. Acesse as funcionalidades da versão free

Após escolher a página que deseja gerenciar dentro do ManyChat, você terá acesso a algumas funcionalidades gratuitas dentro da plataforma.

  • Dashboard: Acompanhe o número de inscritos por período em sua lista, a evolução do número de leads e também de descadastrados no bot.
  • Audience: Acesse a lista de leds inscritos no seu bot e aplique filtros para fazer análises mais minuciosas do seu público.
  • Live chat: É onde ficam as mensagem enviadas pelos leads da sua lista. É possível respondê-los usando alguma automação ou manualmente.
  • Growth tools: Essa função permite gerar tráfego para bot do Messenger. É possível adicionar um link gerado no Manychat em um botão na sua página de captura e, quando o usuário clicar no botão, ele é redirecionado automaticamente para uma conversa no Messenger. Também é possível fazer anúncios no Facebook que levam direto para o chat.
  • Broadcast: Trata-se de disparos de mensagens de uma só vez para toda a base ou utilizando a segmentação de leads.
  • Automação: É possível criar sequências de mensagem e automações de atendimento.

Agora que você já sabe como o ManyChat funciona, é hora de criar seu bot e dar um sprint em sua estratégia de marketing e consequentemente no engajamento do seu público!

Sobre o autor

Carolina Bergamaschi

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