Lançamento Meteórico: Você Sabe o que é?

Você já ouviu falar sobre Lançamento Meteórico? Sabe como funciona? Vem saber tudo sobre ele aqui nesse post!
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O lançamento meteórico vem crescendo cada vez mais no mercado de infoprodutos e profissionais de marketing de todo o Brasil por se tratar de um dos métodos de lançamento mais simples, rápidos e poderosos para lançar um produto digital ou, até mesmo, físico.

Resumidamente, entende-se infoprodutos como produtos digitais vendidos em formato de arquivos que podem ser facilmente baixados em um computador, ou que possuem a entrada para algum site visando o consumo.

Como exemplo disso nós temos e-books, cursos online, clubes de membros, audiobooks, podcasts, etc.

Inicialmente, o lançamento meteórico foi lançado como uma Black Friday – aquela promoção conhecida por todos nós que sempre vai ao ar em novembro. O criador do método é o Talles Quinderé, empresário, palestrante e dono de uma agência de marketing. Seu grande objetivo era alcançar metas, multiplicar resultados e conquistar novos clientes.

A potência do meteórico é tão grande que ele foi convertido em uma espécie de lançamento que agrada a todos até hoje.

Lançamento Meteórico

Como esse lançamento funciona?

O segredo por trás do Lançamento Meteórico são 3 gatilhos mentais muito fortes: a antecipação, o pertencimento e a escassez. Eles formam uma fórmula que pode gerar picos de vendas muito altos em apenas um dia.


1. Antecipação

Como primeira fase do lançamento meteórico, a antecipação conta com a produção de anúncios e de comunicação para a sua base de leads.

A intenção é informar diretamente esses possíveis compradores da única chance que eles têm para comprar nessa superpromoção.

Tendo aqui a antecipação e a escassez, é possível despertar a vontade do usuário, fazendo ele ter curiosidade sobre o assunto.


2. Pertencimento

Montando o grupo no WhatsApp, os integrantes precisam saber que há regras a serem cumpridas. Por isso, é preciso sempre detalhar qual é a finalidade do grupo e da promoção.

Logo ao chegar no grupo, o lead deve receber um vídeo ou áudio informando as regras do grupo e que dali a três dias haverá uma grande promoção exclusiva para aquele grupo.

É possível deixar a parte de comentários do grupo fechada apenas para os administradores poderem falar, podendo ser liberada em uma determinada hora para os integrantes.

A interação entre os leads vai gerar uma percepção de pertencimento ao grupo. Os participantes vão se conectar com seu produto, tirar dúvidas e gerar curiosidade entre os demais participantes.

É muito importante programar os passos a serem dados, deixando sempre claro que aquela promoção só acontecerá naquele grupo VIP.

O preço não é dito logo no início, porque é aí que vem a jogada principal do meteórico: apenas a vontade de compra do lead que deve ser alimentada para que ele se mantenha ali no grupo, se aquecendo e fazendo perguntas.

Se o preço for informado no início, o lead não cria expectativas e, consequentemente, não se mantém engajado.

Pessoas no celular


3. Escassez

Já deixando claro que a chance é única e que não haverá outra oportunidade de obter a grande promoção que, por sinal, ainda não é revelada por completo na comunicação do anúncio, é preciso deixar claro que a oferta só estará disponível em um determinado dia.

A possibilidade de perder a oferta faz o desejo pelo produto aumentar.

Homem focado no Meteórico

Fases do Meteórico


Criação de grupos no WhatsApp

  • Adicionar Administradores (Pessoas diretamente ligadas ao lançamento do produto para que possa tirar todas as dúvidas)
  • Adicionar uma explicação detalhada
  • Alterar configuração de chat para “somente administrador”
  • Alterar edição do grupo para “somente administrador” 
  • Adicionar imagem do grupo, que poderá ser uma imagem do próprio produto, ou produtor do curso
  • Fazer um vídeo explicativo e preciso, sem muita informação, que explique o contexto do grupo e qual é seu produto a venda


Criação da página de redirecionamento para grupos no WhatsApp

  • Adicionar link de convite do grupo no cronômetro da página de redirecionamento
  • Adicionar link de convite do grupo no botão da página de redirecionamento


Criação dos banners de anúncios no Facebook e Instagram


1. Fase Pré Aquecimento

  • Enviar e-mail de chamada para a campanha
  • Gerar antecipação fazendo divulgação nas redes sociais
  • Enviar mensagem de boas-vindas e regras do grupo a cada aproximadamente 20 novos participantes no grupo
  • 1 dia antes de abrir o grupo para interação pela primeira vez, enviar o script da véspera
  • Sempre deixe claro para que as pessoas não espalhem spam, propagandas etc, evitando que o grupo se disperse, pedindo por gentileza para apagar pois fere as regras do grupo


2. Fase Aquecimento (segunda e terça-feira)

  • Abrir o grupo das 09:00 às 18:00 garantindo que o cliente estará online para gerar conteúdo e tirar dúvidas
  • Enviar um vídeo autoexplicativo sobre o intuito do grupo que permaneça ali para quinta feira divulgar a superpromoção
  • Sempre trabalhar os 3 pilares: antecipação, pertencimento e escassez
  • Às 18:00, encerrar o grupo enviando o script de silenciamento


3. Fase Oferta Revelada (quarta-feira)

  • Enviar o texto de OFERTA REVELADA às 09:00 e estar disponível tirando dúvidas até às 18:00
  • Enviar o vídeo REVELANDO a oferta dessa superpromoção.
  • Interagir sempre com os leads
  • Mandar respostas rápidas e exatas sempre, explicando cada pergunta feita


4. Fase Inscrições Abertas (quinta-feira)

  • Alterar o nome do grupo para INSCRIÇÕES ABERTAS
  • Enviar o vídeo explicativo sobre a superpromoção, sempre enfatizando o preço anterior e o super desconto que dará
  • Responder todas as dúvidas, deixando tudo muito bem explicado, para que não cause nenhum problema posteriormente
  • Enviar o texto de Inscrições Abertas às 9:00, deixar o grupo fechado por alguns minutos e depois abrir para interação
  • Enviar texto de boas-vindas aos novos clientes a cada 3 e 5 novas vendas ou boletos gerados, movendo os compradores de um grupo de alunos ao grupo de compradores
  • Alterar nome do grupo para XX% VAGAS PREENCHIDAS (várias vezes durante o dia até encerrar o lançamento). Isso acaba gerando um desespero e induz as pessoas a comprarem rapidamente
  • Fechamento 1 a 1 com as pessoas que estão no grupo e deram sinal de compra
  • Fazer o efeito “VESTIBULAR”, ou seja, fazer uma listinha com o nome de cada pessoa que efetuou a compra. Isso causa uma cobiça de ter seu nome ali também
  • Sempre deixe claro que o consumidor tem garantia e poderá desistir do produto em até 30 dias (depende da duração da sua garantia)
  • Enviar mensagem de encerramento às 19:00

O Lançamento Meteórico, se aplicado da forma certa, funciona e muito.

No entanto, é preciso seguir cada passo corretamente, sempre com organização e estudo, para não deixar os leads confusos, sem saber exatamente o que está acontecendo no grupo.

E então, está preparado para fazer seu lançamento meteórico?

Sobre o autor

Caroline Lopes

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