Primeiros Passos Para Iniciar Sua Carreira Como Digital Influencer

O que fazer para se tornar um influencer digital? Por onde começar? Nesse post, separamos 7 dicas incríveis para você iniciar sua carreira!
Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Tuítar
Compartilhar no linkedin
Publicar

Quem nunca ouviu falar do termo “digital influencer” ou “influenciador digital” nos dias de hoje?

Com o desenvolvimento exponencial da tecnologia e da internet, praticamente tudo está nascendo ou migrando para o digital. Graças a isso, há pouco tempo surgiu uma nova profissão jovem e antenada a tudo: os digital influencers, que são pessoas que influenciam outras através de sua autoridade em diferentes temas e nichos.

Não pense que é apenas uma modinha momentânea! Esse mercado está crescendo de forma rápida e, hoje, no Brasil, movimenta bilhões de reais por ano em propagandas, parcerias e anúncios, e a tendência é que esse número só aumente.

Esses digital infleuncers são assim conhecidos por terem uma grande base de seguidores, geralmente em canais digitais, como: Youtube, Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, entre vários outros. Neles, os influencers criam conteúdos sobre o tema que estão inseridos ou entendem muito bem e as pessoas que consomem esses conteúdos assistem seus vídeos ou leem seus posts.

Quando há algum tipo de oferta ou anúncio de um serviço ou produto nesses canais, a pessoa que tem aquele criador de conteúdo como autoridade, tem uma propensão muito maior de comprar aquele produto ou consumir aquele serviço.

Por terem uma grande base de seguidores, muitas empresas se interessam em fazer anúncios e propagandas de seus produtos ou da própria marca dentro da rede desses digital influencers. Isso tem um impacto muito positivo se feito com planejamento, estratégia e boa execução.

Graças a esses digital influencers e marcas com interesse, surgiram agências que intermediam esses projetos, ou seja, fazem a ponte entre empresas que tenham interesse em fazer campanhas de marketing com os influenciadores mais qualificados para aquela marca. Isso começou a profissionalizar ainda mais o mercado, tornando mais fácil o acesso a esses digital influencers e o mercado cada vez mais regulamentado e organizado.

Nesse conteúdo, vamos te mostrar 7 passos a serem dados para iniciar na carreira de digital influencer. Você será auxiliado nos primeiros passos para criar bons conteúdos, aumentar sua autoridade no assunto escolhido e entender se o que está fazendo está dando certo ou não.


7 passos para iniciar na carreira de digital influencer

Agora, 7 passos, sem os quais você não conseguirá iniciar sua carreira como digital influencer:

1. Escolha um nicho (área de atuação)

2. Defina sua Persona

3. Priorize suas habilidades

4. Produza conteúdos de valor

5. Escolha e entenda os canais que deseja atuar

6. Networking

7. Monitore seus dados e resultados

Passo 1 – Escolha um nicho (área de atuação)

Pense e aja como um influencer digital

Um verdadeiro digital influencer precisa ter um setor de atuação muito bem definido e, acima de tudo, ser um profundo conhecedor da área onde pretende atuar.

Sem conhecimento técnico que respalde a sua autoridade digital, não há como ter sucesso.

Quem escolhe um nicho para atuar possui mais chances de explorar uma audiência engajada, já que será possível provocar conversas focadas nos desejos e necessidades de um público específico.

A razão pela qual você necessita de um nicho é porque você precisa começar como um microinfluenciador em seu nicho específico.

Microinfluenciadores criam um poderoso boca-a-boca em grupos pequenos.

Estudos mostram que eles geram o dobro de vendas de anúncios pagos e com uma taxa de retenção de consumidores 37% maior.

Microinfluenciadores não têm a mesma quantidade de seguidores que a Ana Maria Braga, mas eles são bem mais baratos e ainda conseguem alcançar um nicho específico.


Passo 2 – Defina sua Persona

Multidão

A segunda dica sobre como se tornar um digital influencer é definir de forma clara qual é a sua Persona. Como em uma empresa definimos a Missão, Visão e Valores, ao se colocar como um digital influencer, você também precisará deixar isso muito claro.

Uma personalidade digital de influência precisa ter valores definidos, da mesma forma que fazemos como quando trabalhamos a imagem de uma marca.

Lembre-se de que em última análise, um digital influencer é um produto consumido por milhares de pessoas.

A definição dessa Persona será importante inclusive para nortear a própria estratégia de exposição nas mídias sociais. Além disso, será fundamental para a criação de conteúdo e estruturação de argumentos em diversas situações.


Passo 3 – Priorize suas habilidade

um Influencer digital precisa mostrar suas habilidades

É impossível oferecer conteúdo útil sobre assuntos que não dominamos.

Falar com muita superficialidade, sem muito senso crítico a respeito de algo não acrescenta em nada para os seguidores. Dessa forma, não será possível atrair, tampouco fidelizar os seus seguidores.


Passo 4 – Produza conteúdos de valor

Influencer digital gravando vídeo

Para você ser admirado e reconhecido por aqueles que te seguem, é preciso criar conteúdos de valor. Dá para fazer isso de diversas formas. Encontre a sua e tenha sempre em mente que os conteúdos precisam ser reais, autênticos e humanos.

Você, como influenciador, deve deixar alguma marca na vida das pessoas que acompanham o seu trabalho. Então crie conteúdos que possam mudar a vida das pessoas de alguma forma.

De nada adianta publicar dezenas de posts por dia se, na verdade, eles não acrescentam nada na vida das pessoas. Além da questão do conteúdo, é preciso levar em conta a questão do planejamento e oportunidade das publicações.

É necessário identificar os assuntos de maior interesse do seu público para criar uma pauta de alto engajamento. Também é fundamental identificar através das diversas ferramentas disponíveis, quais são os melhores dias e horários para estas publicações e, com base nisso, elaborar um calendário editorial.

Sem conteúdo relevante não há engajamento e, sem engajamento, não ocorre a propagação da mensagem. Publicar um conteúdo útil e na hora certa é fundamental em uma estratégia de marketing nas mídias sociais.

Foque o seu conteúdo menos em você e mais nas novidades que existem dentro da área em que você é especialista. Conecte os pontos às tendências mais amplas e faça do seu perfil um espaço curado, em que se pode encontrar tudo o que alguém precisa saber, com um ângulo positivo, sobre um determinado tema.


Passo 5 – Escolha e entenda os canais que deseja atuar

Mídias sociais

Estar presente em todos os canais e compartilhar informações com os mais diversos tipos de públicos nem sempre é a estratégia mais recomendada. Não é necessário estar ativo em todos os canais. Escolher ao menos dois para dar uma atenção especial já trará resultados significativos.

É importante concentrar sua presença nas plataformas mais influentes junto ao público-alvo que você deseja atingir. Isso, além de manter o foco no trabalho, ajuda a criar relevância junto a estas plataformas, alavancando seu marketing pessoal e seu poder de influência nas redes sociais.

Também é preciso conhecer profundamente as ferramentas oferecidas por cada um destes canais, para que você possa extrair o máximo de seu potencial de comunicação. Aproveitar para desenvolver conteúdo via blog e fazer relação com as demais redes sociais utilizadas gerará mais tráfego para elas.

Vale a pena investir em vídeos, pois chamam a atenção e é um formato em que é possível transmitir as mensagens de forma mais clara e personalizada.


Passo 6 – Networking

Networking

Procure relacionar-se com pessoas do seu meio e estar presente em eventos que reúnam o público que poderá consumir seu conteúdo, assim como em locais onde estão aqueles que se interessam e falam sobre as mesmas coisas que você.

É preciso ter conexões reais para ser influente. Você não conseguirá conectar-se com todos os seus seguidores, mas estar em eventos que possibilitem ser encontrado criará um envolvimento maior com os que te seguem.

Também é importante estar atento para criar conexões online e se envolver com outros que partilham dos mesmos interesses que você.

Para expandir a sua influência, você precisa mostrar para as pessoas que elas também influenciam você.


Passo 7 – Monitore seus dados e resultados

Influencer digital calculando resultados

Marketing digital é monitoramento de resultados. De nada adianta você sai por aí afirmando ser um “digital influencer” se você não consegue comprovar esta influência através de números e resultados. Fora da matemática e da estatística, o que sobra é show off.

Por isso é importante que você se cerque de ferramentas que possam medir o seu desempenho como referência nas mídias sociais, como o Google Analytics. Podemos ver quais canais sociais estão recebendo cliques para o nosso site e como muitas pessoas estão convertendo a partir dali.

Assim que você entender quantas publicações são necessárias para gerar uma conversão, você vai ser capaz de calcular um ROI pelos seus esforços nas redes sociais.

Agora que você já sabe como dar o pontapé inicial para se tornar um digital influencer, é só botar a mão na massa e não descansar até que seus sonhos e metas sejam alcançados.

Sobre o autor

Rafael Tadashi

Deixe seu comentário